Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS: a lenda está de volta

No momento, você está visualizando Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS: a lenda está de volta
  • Categoria do post:Notícias

Modelos esportivos equipados com motor de 150 cv chegam ao mercado no início de 2020

A lenda está voltando. Após o grande sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, a Volkswagen apresenta agora Polo GTS e Virtus GTS, modelos que combinam tecnologia, inovação e tradição – trazendo à tona o saudosismo dos aficionados pela linha esportiva que fez sucesso no mercado brasileiro nas décadas de 1980 e 1990. Os modelos fazem sua estreia na celebração dos 60 anos da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos. Sua chegada ao mercado será no início de 2020.

Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS - a lenda está de volta

Polo GTS e Virtus GTS são os primeiros veículos esportivos desenvolvidos no Brasil sobre a Estratégia Modular MQB. Os modelos são equipados com motor 250 TSI (250 Nm de torque e 150 cv de potência) e câmbio automático de seis marchas – mesmo conjunto mecânico aplicado no Jetta, mas com calibragem mais esportiva.

Visual exclusivo

Há várias diferenças no visual em relação ao Polo e ao Virtus Comfortline e Highline, por exemplo. Na dianteira, são novos os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada; novo para-choque, mais imponente; a grade do radiador tipo colmeia com o logo “GTS” e um filete vermelho que liga os dois faróis – características marcantes nos veículos “GT” da Volkswagen em todo o mundo.

Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS - a lenda está de volta

Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS - a lenda está de volta

As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17. O Polo GTS também tem defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas do Polo GTS são de LED, com assinatura noturna exclusiva, e no sedã são escurecidas.

No Virtus GTS o defletor traseiro também é preto só que, em vez de ficar sobre o vigia, fica sobre a tampa do porta-malas. No Polo GTS a saída de escapamento é dupla.

Internamente, os modelos contam com o painel digital (Active Info Display) com iluminação em vermelho. Além disso, toda a cabine é escurecida: teto, bancos, laterais de porta e painel.

O volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas, além de ter a sigla “GTS” na haste da base. O mesmo tom de vermelho dá acabamento às molduras da saída de ar e da base da alavanca de câmbio. Tapetes e bancos também têm detalhes em vermelho.

Os bancos são exclusivos dos modelos, mais esportivos e sofisticados. O encosto de cabeça é integrado ao banco, que é forrado com tecido inédito, mesclado com couro, com linhas horizontais inspiradas nos modelos da década de 1980 e com a inscrição “GTS”.

Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS - a lenda está de volta

Ronco esportivo

Os modelos são equipados com o mesmo conjunto de motor e transmissão: sob o capô, trazem o motor 1.4 TSI produzido pela Volkswagen na Fábrica de São Carlos (SP), que desenvolve potência de 150 cv (etanol ou gasolina). Seu torque máximo é de 250 Nm (25,5 kgfm), independentemente da mistura de combustível. Esse motor está combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com pegada mais esportiva). O conjunto exibe excelente compromisso entre desempenho, economia e conforto.

A lista de equipamentos dos modelos é extensa e inclui itens exclusivos no mercado nacional, como o painel totalmente digital (Active Info Display), sistema de som Beats e o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que integra o ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série).

Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS - a lenda está de volta

O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas. O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

Polo GTS e Virtus GTS contam ainda com o “Seletor do perfil de condução”, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. No modo esportivo é acionado o atuador sonoro, outro item exclusivo, que amplifica a experiência esportiva ao volante e entrega mais prazer ao dirigir.

Os modelos serão oferecidos em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado – esta exclusiva para o Polo GTS) e metálicas (Prata Sirius, Azul Night e Cinza Platinum).

Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS - a lenda está de volta