Fabio Rabelo, gerente executivo de Digitalização da VW, fala dos benefícios para o cliente
São Bernardo do Campo (SP). Em um País em que há mais smartphones do que habitantes e uma busca intensa das pessoas em aproveitar o tempo da melhor forma possível, Fabio Rabelo, gerente executivo de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen para a América do Sul, fala sobre os benefícios reais que o VW Play oferece ao cliente e de onde vieram tantas ideias inovadoras para um mesmo sistema.
Por que o Nivus não tem internet embarcada?
Vivemos em uma realidade em que a internet é um serviço pago. E ninguém quer pagar duas contas de um mesmo serviço. Como as empresas de telefonia têm colocado à disposição dos clientes planos cada vez mais robustos, muitos inclusive com dados celulares ilimitados e ótima área de cobertura, pensamos na conveniência para o cliente. Deixamos para o consumidor decidir se ele quer utilizar a conta de celular que ele já paga em vez de impor mais um boleto para ele. Estamos atentos às demandas do cliente e estudando oferecer como acessório um modem para aqueles que fizerem de fato questão de ter uma rede específica para o carro.
Como é o acesso à VW Play Apps?
Como todo dispositivo de tecnologia, é preciso estar conectado à internet. O cliente escolhe se quer compartilhar a internet do celular dele com o VW play, criando um hotspot, ou conectar a plataforma à uma rede wi-fi, por exemplo. A VW Play Apps é uma loja exclusiva de aplicativos e traz muita coisa legal para o cliente, como serviços conectados inéditos dentro de um dispositivo nativo no veículo.
Poderia explicar um pouco mais sobre esses serviços?
Acredito que a primeira coisa que a gente pensa dentro de um carro quando se fala em serviços conectados é o uso do GPS. Atualmente, para a América Latina, a principal plataforma de navegação é o Waze e a gente não poderia deixar de ter essa ferramenta dentro do VW play. Então basta fazer o download do aplicativo e com todo o conforto de uma tela de dez polegadas você consegue usufruir dos benefícios que o Waze tem, sem usar a memória ou a bateria do seu celular.
Qual é a vantagem de utilizar o VW Play em vez do meu smartphone, onde já tenho esses aplicativos?
Sabe aquela tortura de ter que apagar fotos do seu celular para baixar conteúdo? Isso acabou com o VW Play. São 10 gigas de memória para o cliente salvar músicas, podcasts e vídeos direto na peça, é como ter à disposição um HD externo dentro do carro. Além disso, economizar a bateria do seu telefone. O streaming de conteúdo exige uma troca de dados muito intensa entre os aparelhos.
Como são feitas as atualizações da VW Play apps?
Ela é contínua, como ocorre num smatphone. Conforme for passando o tempo vamos colocar mais aplicativos à disposição dos clientes. Aliás, a oferta desses novos aplicativos será norteada de acordo com os pedidos dos próprios consumidores. Se o consumidor entender que um determinado aplicativo ou serviço for útil para estar dentro do carro e isso não colocar em risco a segurança e atender aos padrões da Volkswagen, iremos atender sem dúvidas. O VW Play é um é um dispositivo de tecnologia à frente do seu tempo. Ele é “vivo” e tem um grande propósito: oferecer a um toque tudo o que as pessoas precisam dentro do carro .
Por que a Volkswagen decidiu levar para o dentro do carro o Meu VW, que já estava no celular?
A resposta em uma palavra: conveniência. O aplicativo Meu VW traz o Manual Cognitivo, que estreou no Virtus e hoje já está disponível em outros sete modelos Volkswagen. São mais de 150 mil pessoas na América Latina utilizando esse sistema, o que prova que estamos no caminho certo. O Nivus é um embaixador de tecnologia e decidimos ir além, levando esse aplicativo para dentro do VW Play. Então todos os detalhes do seu carro estão à disposição na tela do VW Paly e são conectados com a eletrônica do veículo.
O que isso significa? Qual é o benefício real para o cliente?
São vários benefícios: liberdade de escolha, agilidade, transparência. Imagina o cenário em que você precisa marcar uma revisão para o veículo, por exemplo. Basta ir na tela do seu Nivus, abrir o aplicativo Meu VW. Ali você escolhe o local, o dia, a hora e a pessoa que vai te atender. E mais: sabe o que vai ser trocado ou verificado no seu veículo, qual é o tempo médio para realizar aquela revisão e o quanto vai custar. Isso sem falar com ninguém. É obvio que o cliente que fizer questão de falar com algum consultor, o sistema também da essa opção.
Só funciona para agendar revisão?
Não! Caso acenda uma luz espia no painel, como a pressão dos pneus, por exemplo. Quando isso acontecer o aplicativo vai deixar isso destacado e dar mais informações de forma muito simples e objetiva. Se eventualmente o veículo precisar de um serviço, o sistema vai indicar essa ação e sugerir já agendar a visita à concessionária. O Manual Cognitivo utiliza inteligência artificial IBM Watson e oferece mais de 12 mil perguntas sobre o carro. Então, o cliente pode ficar à vontade para explorar. Dá para literalmente “conversar” com o Nivus.
Por que então ainda existe o manual impresso?
Estamos em uma curva de aprendizado. Alguns clientes ainda fazem questão de ter o livro do manual, outros não abrem mão da tecnologia e da agilidade de consultar o celular. Pensando nisso, optamos em manter o livro do manual no porta-luvas, assim agradamos a todos. Porém, sabemos que há uma questão sustentável na diminuição do papel. Por isso, o livreto de manutenção, por exemplo, foi extinto. No Nivus, o plano de manutenção é 100% digital, na tela do VW Play.