– O ID.4 é lançado dentro do maior segmento de mercado do mundo, a classe dos SUVs
– Motor elétrico com 150 kW (204 cv), atingindo um alcance de até 520 km
– Design poderoso, interior do veículo espaçoso, conceito operacional pioneiro
Wolfsburg (Alemanha) – Apresentando o ID.4, que está celebrando sua World Première digital. Este é o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen, que gera zero emissão e é produzido com um saldo neutro em carbono. Ele será lançado no maior segmento de mercado do mundo, a classe de SUVs.
“O emocionante e versátil ID.4 impressionará muitos clientes com sua direção elétrica eficiente, quantidade generosa de espaço, sistemas de assistência modernos e design imponente”, disse Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen. “Como o primeiro carro elétrico global, este modelo lançará nossa plataforma modular elétrica que foi desenvolvida especificamente para mobilidade elétrica em todo o mundo. A Volkswagen está, portanto, mais uma vez demonstrando seu papel de liderança em inovação, tecnologia e qualidade no mercado de alto volume. ”
Os SUVs são muito populares e possuem um número crescente de clientes. É o segmento de veículos mais procurado nos EUA e na China, uma vez que oferecerem bons níveis de visibilidade, segurança e conforto. Na Europa e na Alemanha, as participações de mercado também estão continuamente em alta. Com o ID.4, a Volkswagen está oferecendo pela primeiríssima vez um SUV totalmente elétrico. Ele oferece espaço, flexibilidade e todos os benefícios que os clientes apreciam nos SUVs.
O ID.4 é versátil e pode ser conduzido de maneira esportiva, mas ainda de modo fácil e confortável. A bateria armazena até 77 kWh de energia e permite alcances de até 520 km (WLTP). Ela é instalada embaixo do espaço destinado aos passageiros, o que garante um baixo centro de gravidade. O motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, gera 150 kW (204 cv) – o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Graças à forte tração das rodas traseira e aos 21 centímetros de distância ao solo, o E-SUV também tem um bom desempenho em terrenos off-road suaves.
Aparência dinâmica
O exterior do ID.4 tem proporções atléticas para uma aparência ultramoderna. Seu design claro e fluido é inspirado na natureza e garante uma aerodinâmica muito boa com um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,28. Sua versão básica já possui faróis que são quase totalmente equipados com diodos emissores de luz, enquanto seus conjuntos de luzes traseiras foram totalmente equipados com esta tecnologia. Como a versão topo de linha, os faróis interativos de matriz LED IQ.Light são ainda mais progressivos: eles recebem os condutores com módulos de lentes giratórias e geram um farol principal controlado de forma inteligente. Esses faróis foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D. Sua luz traseira é particularmente homogênea e acende em um vermelho intenso. As grandes rodas, com um diâmetro de até 21 polegadas, sublinham o caráter do veículo.
Conceito espaçoso: longa distância entre eixos, muito espaço para os passageiros e para bagagens
O ID.4, com um comprimento de 4,58 metros, usa a arquitetura modular elétrica (MEB) da Volkswagen. Ele divide o espaço dos ocupantes e de tecnologia de uma forma completamente nova em benefício dos passageiros. O espaço disponível no interior do veículo está no nível dos SUVs convencionais da categoria superior. Cores e materiais são, ao mesmo tempo, contemporâneos e singelos. Dependendo da posição do encosto do banco traseiro, o bagageiro tem capacidade de 543 a 1.575 litros. A variedade de equipamentos do ID.4 inclui tampa do bagageiro com acionamento elétrico, rack de teto e um suporte para reboque.
O conceito de operação do E-SUV não depende de botões e interruptores físicos. Ele é baseado em duas telas – uma das quais mede até 12 polegadas em sua diagonal e apresenta funcionalidade touch – bem como o controle de voz natural “Hello ID”. O novo ID.Light – uma faixa estreita de luz sob o para-brisa – oferece suporte intuitivo aos motoristas. Um display de realidade aumentada Head-up está disponível como opcional para combinar uma série de telas com a realidade – por exemplo, setas de navegação informando aos motoristas sobre uma conversão são projetadas na superfície da estrada, exatamente na pista certa. O sistema de navegação Discover Pro traz a bordo os serviços online do We Connect Start. Os sistemas de assistência IQ.Drive tornam a condução ainda mais relaxante, o que se aplica particularmente ao Travel Assist. O software e o hardware no ID.4 foram projetados como parte de uma arquitetura completamente nova, possibilitando que clientes baixem atualizações para o carro após a compra.
We Charge: carregue em casa, quando fora de casa e em viagens longas
Junto aos modelos ID., a Volkswagen está lançando no mercado um pacote completo para carregamento conveniente, conectado e sustentável de carros elétricos com o nome We Charge. Isto oferece a solução ideal para qualquer situação – esteja você em casa, fora de casa ou em uma longa viagem. O ID.4 pode ser recarregado com corrente direta para cobrir os próximos 320 km (conforme WLTP, a 125 kW) em uma estação de carregamento rápido DC em cerca de 30 minutos.
Paralelamente, a Volkswagen está estabelecendo um ecossistema sustentável de mobilidade elétrica em torno dos modelos ID. Os clientes do ID.4 receberão um veículo que foi produzido com um saldo neutro em carbono. E se for carregado usando eletricidade produzida de forma sustentável – como o Volkswagen Naturstrom – ele permanecerá neutro em carbono na estrada também.
A estratégia da Volkswagen: o futuro da mobilidade é elétrico
Recentemente, a Volkswagen vem complementando o tradicional portfólio de produtos da marca com a família ID.: uma nova linha de produtos independente. Seguindo o compacto ID.3, o SUV ID.4 é o segundo modelo totalmente elétrico. No futuro, a Volkswagen estará competindo no globalmente crescente segmento dos SUVs com o ID.4. O ID.4 será gradualmente transformado em um carro elétrico global, com planos de produzir e vender o E-SUV não apenas na Europa, mas também na China e posteriormente nos EUA. No total, a marca Volkswagen vai investir 11 bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2024 como parte da estratégia Transform 2025+.