Fundação Grupo Volkswagen apoia formação socioemocional de professores

You are currently viewing Fundação Grupo Volkswagen apoia formação socioemocional de professores
  • Post category:Notícias

Projeto do Instituto Ayrton Senna tem o objetivo de apoiar professores no seu autoconhecimento e desenvolvimento de competências socioemocionais

Parceira de longa data do Instituto Ayrton Senna, a Fundação Grupo Volkswagen reforça seu compromisso com o desenvolvimento pleno de crianças e jovens de todo o Brasil também por meio de um ator fundamental na escola: o educador. A instituição aportou recursos para o programa Socioemocional de Educadores, desenvolvido pelo Instituto com o objetivo de apoiar professores no seu autoconhecimento e no desenvolvimento de competências socioemocionais.

Os educadores estão se reinventando neste ano marcado pela pandemia da Covid-19, pois o isolamento social trouxe a necessidade imediata de adaptação às novas tecnologias e ao ensino remoto. Neste sentido, habilidades como autogestão, abertura ao novo, resiliência emocional, entre outras competências socioemocionais, estão sendo fundamentais, tanto para o exercício da docência quanto para a vida pessoal dos professores.

“Em todas as iniciativas junto às redes de ensino, o Instituto sempre valorizou os saberes dos educadores, tornando-os sempre parte fundamental para melhoria da qualidade da educação. E diante deste cenário de crise, é essencial disseminar ferramentas para que eles possam sair mais fortes do que entraram. Para isso contamos com a Fundação Grupo Volkswagen, parceira de longa data que nos apoia a inovar e construir a educação do futuro, agora”, afirma Emilio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna.

“Os educadores são atores fundamentais em nossa sociedade, que compartilham com a Fundação o propósito de mover pessoas pelo conhecimento. Por acreditar no potencial transformador da educação, investimos sempre na formação e capacitação destes profissionais tão importantes, buscando parceiros que compartilhem dos mesmos valores, como é o caso do Instituto Ayrton Senna. Num momento desafiador como este que estamos vivendo, ficamos muito contentes em poder apoiar iniciativas como essa.”, reforça Vitor Hugo Neia, diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Socioemocional de Educadores

O programa Socioemocional de Educadores consiste em uma série de cursos on-line gratuitos com o objetivo de levar formação relacionadas às competências socioemocionais para professores. Todos os cursos já estão disponíveis no Espaço Educador. São três módulos: Resiliência e Bem-Estar Emocional, Abertura ao Novo e Autogestão para criar meus projetos e Comunicação, Assertividade e Autogestão.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

A Fundação Grupo Volkswagen compartilha o propósito de mover pessoas pelo conhecimento. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade. Desde 1979, a Fundação investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos provenientes de um fundo constituído pela Volkswagen alemã, abraçando três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, apoia tecnicamente algumas ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Atualmente, fazem parte da governança da Fundação representantes da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services. Ao longo dos anos, mais de 3 milhões de brasileiros já foram beneficiados. Acesse o site www.fundacaogrupovw.org.br e saiba mais sobre como o conhecimento move pessoas!

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há quase 25 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação. Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia. Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 15 Estados e mais de 450 municípios, apoiamos a formação de cerca de 60 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos anualmente. www.institutoayrtonsenna.org.br.