SUV repete o feito conquistado no Brasil e estabelece novo patamar em segurança
O Volkswagen T‑Cross europeu teve excelente desempenho no teste de segurança Euro NCAP (European New Car Assessment Programme – Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos). Avaliadores independentes atribuíram ao novo SUV Volkswagen notas máximas em todas as categorias. Assim, o modelo fabricado na Espanha repete o ótimo desempenho do modelo brasileiro, que conseguiu cinco estrelas na proteção para adultos e crianças no Latin NCAP.
O T‑Cross traz de série numerosos sistemas de assistência ao motorista que, anteriormente, estavam disponíveis apenas em categorias e veículos superiores. Front Assist, sistema de frenagem de emergência urbana (City Emergency Braking System) e assistente de partida em subidas (Hill-Hold) são alguns exemplos. Há, ainda, recursos oferecidos como opcionais, como o Detector de Fadiga, o assistente de estacionamento (Park Assist) e o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC – Adaptive Cruise Control), que entre seus recursos inclui o controle do veículo por sensor de radar para acelerar e frear automaticamente.
Proteção máxima na Europa
O T‑Cross passou por todas as categorias avaliadas pelo Euro NCAP com a melhor nota, algumas vezes até mesmo acima de todas as categorias. Por isso, o veículo atingiu uma graduação de 97% na categoria “Proteção de ocupantes adultos”. Poucos veículos já obtiveram esse valor.
O alto índice de segurança infantil, de 86%, reforça o quanto o T‑Cross é perfeitamente associado para famílias. Os sistemas ativos de assistência obtiveram um índice de 80%, muito melhor que o padrão anterior dessa categoria de veículos.
Além do equipamento de proteção passiva, o veículo também traz o “Front Assist” para maior segurança de pedestres e ciclistas. Com um índice de 81%, o T‑Cross obteve resultados muito altos dentro das situações de avaliação atualmente válidas para essa categoria.
A combinação de todas essas notas resultou na avaliação geral: cinco estrelas. Nota máxima para o T‑Cross. O novo SUV demonstra mais uma vez que, na Volkswagen, a segurança do veículo não depende de sua categoria.
Proteção máxima no Brasil
O Volkswagen T‑Cross, nova referência no segmento de SUVs compactos no Brasil, obteve classificação máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP, que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe. O SUV fabricado em São José dos Pinhais (PR) se tornou também um dos mais seguros automóveis à venda no Brasil, com 5 estrelas na proteção para adultos e crianças.
Aliás, a Volkswagen do Brasil detém o maior número de modelos com nota máxima na proteção para os ocupantes no ranking do Latin NCAP. São quatro modelos com cinco estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças: Golf, Polo, Virtus e T‑Cross.
O Latin NCAP também atribuiu ao T‑Cross o Advanced Award, pela oferta do sistema de frenagem automática pós-colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente, evitando colisões subsequentes.
O T‑Cross faz parte dos cinco novos SUVs a serem lançados pela Volkswagen na América Latina até 2020 e é produzido sobre a Estratégia Modular MQB, o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo.
Testes rigorosos
O Euro NCAP tem estabelecido rigorosos critérios para o nível de segurança de novos veículos na Europa nos últimos 20 anos. O procedimento de testes tornou-se ainda mais rigoroso ao longo do tempo e, atualmente, inclui diferentes situações de colisão.
Elas abrangem, por exemplo, uma colisão frontal numa barreira de alumínio a 64 km/h com 40% de superposição, uma colisão lateral direta a 50 km/h na estrutura lateral do veículo e uma colisão lateral com um poste a 32 km/h. O Euro NCAP também estabelece rigorosas exigências para os sistemas de assistência ao motorista. Todos os detalhes sobre o procedimento de testes são disponibilizados ao público no link www.euroncap.com.
Os testes do Latin NCAP são semelhantes e a classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança”) nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.